banner

Ticker

* Cotações com atraso superior a 15 minutos via Bats CHI-X Europe e NASDAQ Basic

OPENING BELL EUROPA 14-11-2017

14 Nov 2017

noticias/opening bell.jpeg

Sessão de queda para a maior parte dos principais índices de ações na Ásia: TOPIX -0,26%, HANG SENG -0,03% no momento em que escrevemos, SHANGHAI COMPOSITE -0,53%, HSCEI -0,52% no momento em que escrevemos, TAIEX +0,03%, KOSPI -0,15% e S&P/ASX200 -0,88%.

O Instituto de Estatística da China divulgou a leitura de outubro para os indicadores de atividade, encontrando-se, de uma forma geral, abaixo do esperado pelo consenso, sugerindo algum abrandamento no ritmo de expansão da economia à entrada para o 4º trimestre 2017. A taxa de variação das vendas a retalho nominais abrandou de 10,3% em setembro para 10,0% em outubro. O investimento em ativos fixos excluindo a agricultura registou uma taxa de variação homóloga de 7,3% em outubro, o que compara com 7,5% no mês anterior, embora se encontre em linha com as expectativas. A taxa de variação homóloga da produção industrial baixou de 6,6% em setembro para 6,2% em outubro (vs. consenso 6,3%).

No momento em que escrevemos, tivemos já a divulgação da leitura de outubro para os indicadores de atividade na China por parte do Instituto de Estatística da China e a leitura preliminar do PIB na Alemanha para o 3º trimestre de 2017 pela Destatis. O calendário económico para o resto do dia permanece bastante preenchido, com destaque para a divulgação da primeira estimativa para a variação do PIB no 3º trimestre de 2017 por parte de Holanda, Itália, Grécia e Portugal, a leitura de novembro do índice de confiança ZEW e o valor de setembro para o índice de produção industrial na área do euro.

Esta manhã, a nossa atenção estará também no debate no qual Mario Draghi participará e que contará com as presenças de Haruhiko Kuroda, Janet Yellen e Mark Carney, na conferência organizada pelo BCE.

Voltar