banner

Ticker

* Cotações com atraso superior a 15 minutos via Bats CHI-X Europe e NASDAQ Basic

CLOSING BELL EUROPA 14-11-2017

14 Nov 2017

noticias/closing bell.jpg

A sessão de hoje ficou marcada pela queda das matérias-primas e do índice do dólar  norte-americano (refletindo-se num euro mais forte).

A sessão voltou a ser negativa para a maior parte dos principais índices de ações na área do euro, penalizados pelo comportamento da moeda. O índice Europeu STOXX 600 baixou 0,59% no dia. Recursos Naturais (-2,73%) e Energia (-1,59%) lideraram as perdas no dia, refletindo o comportamento das matérias-primas. O setor das telecomunicações destacou-se pela positiva, beneficiando da subida da Vodafone (+5,12%) após ter apresentado os seus resultados para o semestre terminado no final de setembro.

O índice PSI20 contrariou o sentimento negativo da Europa e fecho a sessão com um ganho de 0,20%. Os CTT voltaram a fechar o dia no vermelho.

A nova sessão de queda nos mercados de ações beneficiou a dívida soberana, tendo sido observada uma descida da yield a 10 anos na maior parte dos países na área do euro. A yield a 10 anos do Tesouro de Portugal baixou 1 ponto de base.

O dia ficou marcado pela segunda leitura para o PIB da área do euro no 3º trimestre de 2017. Portugal, Holanda, Itália e Alemanha também apresentaram os seus números.

A economia portuguesa registou um crescimento de 0,5%, o que compara com o valor de 0,6% para a área do euro como um todo. A Alemanha destacou-se no período, ao ter apresentado um crescimento de 0,8% no 3º trimestre de 2017 (2,8% em termos de variação homóloga).

Voltar