banner

Ticker

* Cotações com atraso superior a 15 minutos via Bats CHI-X Europe e NASDAQ Basic

CLOSING BELL EUROPA 13-11-2017

13 Nov 2017

noticias/closing bell.jpg

Sessão de queda para os principais índices de ações na área do euro, no início de uma semana que será bastante preenchida em termos de calendário económico e discursos por parte de membros do FED/BCE, refletindo (ainda) a deterioração do sentimento em torno do plano fiscal dos EUA e uma correção após os ganhos das semanas anteriores.

Em Portugal, o PSI20 perdeu 0,82%. Apenas 3 das 18 cotadas do índice não terminaram a sessão no vermelho, com destaque para Novabase. Corticeira Amorim, REN (após anunciar os detalhes do esperado aumento de capital) e Mota-Engil estiveram entre os títulos que lideraram as perdas no dia. A libra esterlina perde 0,61% face ao euro no momento em que escrevemos, após notícias em como 40 deputados do partido conservador assinaram uma carta de oposição a Theresa May. Mais 8 deputados são necessários para contestar a liderança de Theresa May.

 

Na abertura de uma conferência organizada pelo Banco Central Europeu, Vítor Constâncio referiu que uma política monetária bastante expansionista continua a ser necessária. Qualificou a recuperação económica na região como abrangente, robusta e resiliente. Para o vice-presidente do Banco Central Europeu, os riscos à estabilidade financeira parecem, para já, permanecer contidos. Referiu que o Banco Central Europeu tem de ser paciente e persistente. Apesar de um contexto positivo em termos de crescimento económico, considerou que as pressões inflacionistas permanecem fracas.

Dia de descida nas yields a 10 anos na maior parte da área do euro (Portugal -7,5 pontos de base), num contexto de correção para os mercados de ações.

Voltar